Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Todos os Portais





Nelson de Oliveira aposentou-se definitivamente da literatura em 1° de janeiro de 2012. Há quem diga que sua família saiu do país. Estariam no Caribe, gozando de férias.

(Merecidas? Não sei. Sofro fobia do Caribe desde que li o Triângulo das Bermudas, de Berlitz. Sempre imagino aviões desaparecendo e naufrágios interdimensionais. Ok, as Bermudas não são o Caribe. Para mim, soa a mesma coisa, cenários de 007, republiquetas, revolucionários, bodegas, saias curtas, bananas, furacões, mares parasidíacos e pesadelos ocultos. Seja como for,)

a cunhada de Nelson de Oliveira encaminhou um conjunto de papéis para Claudio Brites, editor da Terracota. Sobre a mesa do apartamento, ela encontrou esta pasta na qual estavam os contos selecionados para a antologia Todos os Portais, bem como o texto de apresentação, o sumário, recomendações quanto ao projeto gráfico e à capa. Havia também um bilhete: "Prezado amigo, publique quando achar conveniente"

Este é o momento.

 



(Imagem R2D2, versão Piratas do Caribe, por Nook)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D